Está nas suas mãos, mulher!
24 - setembro - 2022As mulheres já são 48% dos profissionais registrados no mercado imobiliário, segundo pesquisa da Revista Exame. Elas ocupam cargos de gerência, administrativos, são proprietárias e corretoras, além de colaboradoras de associações e sindicatos.
A participação feminina cresceu 144% na última década, segundo pesquisa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
As mulheres destacam-se pela sua disciplina, empenho, dedicação e por características e ações que fazem toda a diferença:
???? Elas investem mais em formação acadêmica e técnica para a carreira imobiliária, capacitando-se constantemente.
???? Usam mais tecnologias que melhoram o exercício da profissão e a relação com os consumidores, como sistemas de gestão e meios de comunicação
???? Dão atenção extra aos detalhes, o que leva ao sucesso na negociação por valorizar os pontos positivos e prever soluções que contornam possíveis futuros problemas.
???? São mais dispostas a ouvir e entender as pessoas. Com sua capacidade de buscar soluções criativas costuma alterar a percepção do que o cliente não gostava ao sugerir mudanças que vão atender àquelas necessidades.
???? Percebem, com mais facilidade, o que os clientes precisam para seu conforto e bem-estar e qual lote ou imóvel vai desempenhar a função que aquela pessoa precisa.
???? Possuem mais habilidades de negociação pela sua sensibilidade e pensamento ágil e empático, contornando empasses e buscando as melhores soluções.
???? Comunicam-se com mais facilidade, de forma mais aberta e proativa e com informações mais claras.
???? Tem mais facilidade em construir um networking, com presença mais ativa no universo digital, ajudando a encontrar clientes, manter contato e agilizar o processo de negociação.
Uma boa referência para aprofundar na atuação feminina neste segmento é o Instituto Mulheres do Imobiliário. Esse movimento busca a equidade de gênero em toda a cadeia produtiva.
Além de tantos diferenciais delas que lideram cada vez mais este segmento, as mulheres chefiam economicamente 45% dos lares brasileiros, segundo a revista IstoÉ.
Portanto, o poder feminino também está na decisão de compra das famílias que tem sido feita pelas mulheres, especialmente no segmento residencial.
Muitos desafios ainda existem para que as mulheres ganhem cada vez mais espaço.
Cabe a todos nós trabalhar para que esse cenário promissor seja aperfeiçoado com mais agilidade.