O que esperar do mercado imobiliário em 2024?

22 - janeiro - 2024

Trouxemos as principais tendências para 2024 das análises reunidas pelo ImobiReport e acrescentamos outras em que estamos de olho.

O ano começa com expectativas promissoras para o mercado imobiliário.

Vamos desvendar o que está por vir nesse cenário dinâmico que continua a evoluir.

Crédito mais amplo e produção impulsionada:

Com a recente aprovação do orçamento de R$117 bilhões do FGTS para o próximo ano, há um indicativo claro de maior disponibilidade de crédito.

Queda nas taxas de juros e aquecimento no mercado:

A trajetória de redução na taxa de juros, aliada ao controle da inflação, está gerando otimismo no mercado de capitais. Essa condição, somada ao aumento na demanda, promete impulsionar as vendas e manter a ascensão nos preços dos imóveis.

Desafios a serem superados:

A crise climática, o aumento de custos e escassez de terrenos estão no horizonte. Nossa resposta a esses desafios envolve inovações, capacitação de corretores e adoção de ferramentas de gestão para aprimorar a experiência de compra e venda.

Tendências na compra e venda:

A queda da taxa Selic continua a impulsionar o mercado de compra e venda. Com a perspectiva de novas reduções, esperamos um aumento nas vendas e na valorização dos imóveis em 2024.

Fortalecimento do mercado de imóveis rurais:

Observamos um crescimento expressivo, de 100%, no mercado de imóveis rurais. Bom resultado que notamos também no desempenho dos nossos empreendimentos como o Orizont e o Mirantes Fazendas. Essa tendência deve persistir, atraindo aqueles que buscam opções vantajosas para o lazer e o descanso.

Segurança e qualidade de vida:

Estas permanecem como prioridades. Cada vez mais as pessoas valorizam um ambiente tranquilo e protegido, com muita infraestrutura para oferecer lazer e descanso.

Sustentabilidade crescente:

A conscientização ambiental está crescendo e influenciando a busca por propriedades sustentáveis, integrando práticas ecológicas, como áreas verdes preservadas, sistemas de captação de água e energia renovável.

Mudanças demográficas:

É preciso estar atento ao envelhecimento acelerado da população brasileira para atender as demandas específicas da população idosa. Segundo dados do censo IBGE, há um aumento na proporção de 55 pessoas idosas para cada 100 jovens. As residências devem se adaptar às necessidades de mobilidade reduzida, além de implementar medidas de acessibilidade em áreas comuns.

Bem pessoal:

O sentimento de esperança em conseguir melhorar de vida conquistando a casa própria tem crescido. Isto é cada vez mais visto como uma forma de ter mais estabilidade e alegria.

União:

As novas famílias que estão se formando buscam imóveis com metragens maiores, que ofereçam espaço suficiente para trabalhar em casa e mais áreas de circulação e convivência.

Tranquilidade:

Morar no interior ou em cidades menores perto das regiões metropolitanas tem atraído quem desejam fugir da agitação nas grades cidades e busca por um custo de vida mais baixo.

Solitude:

Solteiros e jovens estudantes, trabalhadores e empreendedores preferem imóveis compactos mais fáceis de cuidar e tem boa localização.

Comércio e serviços:

O setor empresarial deve aproveitar a estabilidade na economia e o aumento do consumo da população para investir em novas instalações e unidades, motivando a mudança para locais mais amplos, como galpões, salas e lajes corporativas para atender suas necessidades e de seus colaboradores.

Diálogo com a cidade:
Os empreendimentos devem se relacionar com o entorno de forma mais acolhedora, com menos muros e grades separando construções das ruas e mais áreas comuns e espaços térreos abertos ao público.

Personalização:

As exigências dos consumidores estão maiores. Para fazer parte dos sonhos dos clientes é preciso disponibilizar mais opções para serem escolhidas e adaptadas, de acordo com o que eles desejam.

Digitalização em destaque:

A transformação digital melhora a experiência do cliente, incorporando ferramentas inovadoras online, usando também a inteligência artificial, desde a busca de terrenos até a conclusão de transações.

Oportunidades e inovações com a Gran Urbanismo:

O ano de 2024 se delineia como um horizonte de crescimento e transformação no mercado imobiliário. Estamos prontos para inovar e criar comunidades vibrantes, enfrentando desafios e aproveitando oportunidades.

O cenário é favorável para investidores, compradores e o setor como um todo. Estamos comprometidos em oferecer soluções inovadoras, sustentáveis e adaptadas aos novos modos de vida, consolidando nosso papel vital no desenvolvimento econômico e na transformação urbana. Vamos juntos construir um 2024 de sucesso!

É assim que Fazemos Cidades Melhores! 🏡

Cadastre o seu email para
receber os nossos lançamentos.