Será que todo grande terreno pode tornar-se um loteamento?

28 - fevereiro - 2024
Será que todo grande terreno pode tornar-se um loteamento? Para ser um negócio viável e lucrativo, temos que seguir alguns critérios que são avaliados em um estudo de vocação imobiliária.

Comprar um lote é um investimento para diversas famílias.

Mas não basta dividir lotes em um terreno para que as pessoas tenham interesse em investir.

Para ser atrativo para a construção de moradias e de pontos comerciais e de serviços, precisamos fazer um estudo de vocação imobiliária.

Assim, aproveitamos o potencial daquela localidade para o desenvolvimento de um patrimônio imobiliário sólido.

Antes de iniciar um novo empreendimento para a construção de um novo bairro planejado, sempre reunimos nossa equipe e fazemos diversas perguntas.

Cinco etapas precisam ser consideradas nestes questionamentos:

PROPRIETÁRIO

Quais são os interesses, metas, necessidades, demandas prioridades e restrições do nosso parceiro, dono daquele terreno que vamos incorporar?

O valor do patrimônio e a disposição em investir condizem com os objetivos da Gran Urbanismo?

Assim, chegamos ao Go no Go – que é a decisão final de ir em frente ou não com aquele projeto.

PATRIMÔNIO

Nesta etapa, avaliamos as características físicas e legais do terreno, como tamanho, localização, topografia, documentação, infraestrutura disponível, entre outros.

Isso nos permite entender o potencial e as limitações do patrimônio para o desenvolvimento imobiliário.

MERCADO

Aqui realizamos uma análise minuciosa do mercado imobiliário na região onde o terreno está localizado. Estudamos a demanda por moradias, comércios e serviços na área, bem como a oferta existente. Também avaliamos tendências, valorização imobiliária, perfil do público-alvo e concorrência.

PRODUTO

Nesta fase, definimos o tipo de empreendimento que será desenvolvido no terreno, considerando as demandas do mercado e as características do patrimônio. Isso inclui a concepção do projeto arquitetônico, a definição do padrão construtivo, a criação de áreas de lazer e convivência, entre outros aspectos que tornarão o produto atrativo para os futuros compradores.

NEGÓCIOS

Por fim, analisamos a viabilidade econômica e financeira do empreendimento, considerando os custos de desenvolvimento, o potencial de retorno sobre o investimento, os prazos de execução e venda, as parcerias estratégicas necessárias, entre outros aspectos. Essa etapa visa garantir que o negócio seja sustentável e rentável para todas as partes envolvidas.

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